Nossa meta.

Brazil
Nossa meta é incentivar as pessoas sobre a importância de identificar os seus pensamentos automáticos negativos; principais responsáveis pelas alterações emocionais negativas de tristeza, depressão, ansiedade, pânico, euforia, irritação, raiva, ódio, deseperança, entre outras, que influenciam em nossas atitudes no cotidiano; causando açoes individuais, sociais e ambientais indesejáveis e ou destrutivas ao bem estar geral. Nossos pensamentos automáticos sobre os eventos formam e transformam a idéia que temos sobre as nossas capacidades e incapacidades de realizar as nossas metas e os nossos sonhos, porque alteram as percepções sobre si mesmo, sobre o mundo e sobre o futuro. Ou seja, nascemos vulneráveis de fato, mas a percepção que construímos sobre esta vulnerabilidade é fundamental para vivermos com qualidade.
Primeira diretoria da Oficina de Pensamento, eleita no dia 07 de dezembro de 2010: Presidente: Arnaldo Vicente. 1ª Vice-Presidente: Ana Maria Serra. 2ª Vice-Presidente: Oriana F. Grangel. Secretária: Viviane Nicoliello Siqueira. Tesoureira: Daniele Aiello. Coordenador de Comunicação: Lupércio Zampieri. Coordenador de Expansão: Leandro Grangel.

Incentivadores Internacionais:

Aaron T. Beck, Judith Beck e Frank Dattilio.

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Um novo olhar, uma nova idéia faz surgir uma atitude mais saudável.

Uma situação não determina como nos sentimos, mas sim o modo como a construímos. Este é o paradigma, de Aaron T. Beck (foto), que vem transformando a vida de milhares de pessoas. É preciso perguntar-se: o que está passando em minha cabeça neste momento a ponto de alterar os meus sentimentos e me impulsionar a agir desta maneira?


Assim como também é importante fazer, gentilmente, esta pergunta para as pessoas com quem convivemos.

Os pensamentos brotam em nossa mente automáticamente durante todo o tempo, de modo tão rápido e intenso que acreditamos que eles são uma interpretação exata do fato que estamos vivenciando. Muitas vezes a interpretação automática está equivocada e influem para termos atitudes inadequadas ao contexto vivenciado. As vezes cremos numa perda total e deprimimos, quando na verdade tivemos uma perda específica a qual só vamos perceber posteriormente fazendo com que a depressão transforme-se numa tristeza suportável; outras vezes acreditamos que estamos ameaçados e sem recursos e nossa ansiedade se intensifica até o pânico ou fobias; ou ainda, acreditamos que fomos violados injustamente e teremos prejuízos irreparáveis sentindo muita raiva seguida de atitudes exageradas que podem comprometer o bem estar nosso ou de outras pessoas. É preciso aprender a questionar essas interpretações automáticas à luz do contexto situacional, considerando as evidências a favor dessa interpretação automática, mas também as evidências contra ela. Desta forma podemos reagir de modo realmente proporcional ao significado da situação avaliada e direcionar essas reações para o caminho, para o objetivo, para a meta que realmente estávamos motivados à alcançar. O número de pessoas que tem conseguido constatar os benefícios de montar a sua própria Oficina de Pensamentos para "consertar" a interpretação automática, chamada também de pensamentos automáticos negativos-pans, está aumentando diáriamente e temos certeza que pode aumentar muito mais. Esta é a principal meta desta OSCIP que acredita numa mudança global com mais qualidade de vida individual, social e ambiental.

Esta OSCIP inicia-se hoje com os terapeutas cognitivos Arnaldo Vicente, Daniele Aiello, Mauricéia Quinhoneiro Vicente, Rosemary Pandolfi e Viviane Nicoliello, tendo na equipe de apoio Vânia Nobre e Vinícius Zimmermann Vicente. Temos certeza que a partir de hoje muitas pessoas que comungam com a nossa meta estarão juntando-se à nossa caminhada. Sejam bem Vindas!

Manisfeste sua disponibilidade pelo email: op-oscip@hotmail.com ou avpsiconline@hotmail.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário