Nossa meta.

Brazil
Nossa meta é incentivar as pessoas sobre a importância de identificar os seus pensamentos automáticos negativos; principais responsáveis pelas alterações emocionais negativas de tristeza, depressão, ansiedade, pânico, euforia, irritação, raiva, ódio, deseperança, entre outras, que influenciam em nossas atitudes no cotidiano; causando açoes individuais, sociais e ambientais indesejáveis e ou destrutivas ao bem estar geral. Nossos pensamentos automáticos sobre os eventos formam e transformam a idéia que temos sobre as nossas capacidades e incapacidades de realizar as nossas metas e os nossos sonhos, porque alteram as percepções sobre si mesmo, sobre o mundo e sobre o futuro. Ou seja, nascemos vulneráveis de fato, mas a percepção que construímos sobre esta vulnerabilidade é fundamental para vivermos com qualidade.
Primeira diretoria da Oficina de Pensamento, eleita no dia 07 de dezembro de 2010: Presidente: Arnaldo Vicente. 1ª Vice-Presidente: Ana Maria Serra. 2ª Vice-Presidente: Oriana F. Grangel. Secretária: Viviane Nicoliello Siqueira. Tesoureira: Daniele Aiello. Coordenador de Comunicação: Lupércio Zampieri. Coordenador de Expansão: Leandro Grangel.

Incentivadores Internacionais:

Aaron T. Beck, Judith Beck e Frank Dattilio.

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Conteúdos para Intervenções da OP-OSCIP.


Estamos esperando as suas sugestões para montarmos o nosso estatuto. Responda ou comente as questões abaixo, ou ainda, proponha outras questões.

Meta: atuar nas cognições dos indivíduos para auxiliar na melhora do gerenciamento de sintomas emocionais, motivacionais, comportamentais e de reações físicas visando a melhor qualidade de vida individual, social e ambiental.

1- Quais os conteúdos Conceituais da Abordagem da Terapia Cognitiva que poderiam ser levados a sociedade em geral para alcançarmos a nossa meta?

2- Quais as Técnicas da Abordagem da Terapia Cognitiva que poderiam ser levados a sociedade em geral para alcançarmos a nossa meta?

3- Quais as Estratégias da Abordagem da Terapia Cognitiva que poderiam ser levados a sociedade em geral para alcançarmos a nossa meta?


4- Quais os locais onde poderíamos levar e executar os tópicos acima, afim de alcançar a nossa meta?

5- Quais as pessoas que poderíamos convidar, em princípio, para nos auxiliar na realização de nossa meta?

6- Quem se dispõe a fazer parte da OP-OSCIP?

Um comentário:

  1. 1- O paradigma de Beck, Vulnerabilidade Cognitiva, Tríade Cognitiva, Especificidade das cognições/emoções, Esquemas e Crenças, Erros Cognitivos e a Resolução de Problemas e metas, entre outros.
    2- Identificação e desafio de Pensamentos Automáticos Negativos, Desafio de Crenças, Regras e Estratégias, Vantagens e Desvantagens, Custos e benefícios, Positivo e Negativo, Monitoração de Metas, Decatastrofização, Pizza de Responsabilidade, entre outras.
    3- Grupos de desafio de pans, Grupos de Erros Cognitivos, Grupos de Estudo, Formação de Agentes Multiplicadores, Palestras, Livros, Cursos, Workshops, Sites, Blogs, Mídias Gerais e Sociais, Panfletagem em Semáforos, entre outras.
    4- Escolas, Igrejas, Instituições, Empresas, Hospitais, Presídios, Ruas, entre outras.
    5- Em princípio, psicólogos e psiquiatras (terapeutas Cognitivos), em seguida profissionais de outras abordagens e conselhos, além de professores e educadores em geral; instituições policiais e outras entidades afins, como por exemplo, Criança Esperança, entre outras.
    6- Arnaldo Vicente, Psicólogo Esp. TC.

    ResponderExcluir