Nossa meta.

Brazil
Nossa meta é incentivar as pessoas sobre a importância de identificar os seus pensamentos automáticos negativos; principais responsáveis pelas alterações emocionais negativas de tristeza, depressão, ansiedade, pânico, euforia, irritação, raiva, ódio, deseperança, entre outras, que influenciam em nossas atitudes no cotidiano; causando açoes individuais, sociais e ambientais indesejáveis e ou destrutivas ao bem estar geral. Nossos pensamentos automáticos sobre os eventos formam e transformam a idéia que temos sobre as nossas capacidades e incapacidades de realizar as nossas metas e os nossos sonhos, porque alteram as percepções sobre si mesmo, sobre o mundo e sobre o futuro. Ou seja, nascemos vulneráveis de fato, mas a percepção que construímos sobre esta vulnerabilidade é fundamental para vivermos com qualidade.
Primeira diretoria da Oficina de Pensamento, eleita no dia 07 de dezembro de 2010: Presidente: Arnaldo Vicente. 1ª Vice-Presidente: Ana Maria Serra. 2ª Vice-Presidente: Oriana F. Grangel. Secretária: Viviane Nicoliello Siqueira. Tesoureira: Daniele Aiello. Coordenador de Comunicação: Lupércio Zampieri. Coordenador de Expansão: Leandro Grangel.

Incentivadores Internacionais:

Aaron T. Beck, Judith Beck e Frank Dattilio.

domingo, 26 de dezembro de 2010

Encontre a “sua” PAZ interior nestas festividades natalinas.

Adriana Roveroni fala sobre paz interior.

Todos nós já ouvimos reclamações, elogios, e opiniões diferentes sobre a época festiva que se aproxima: o Natal e o Ano Novo.

Alguns dizem que detestam, outros dizem que adoram. Alguns gostam mais do Natal e outros preferem a passagem do Ano Novo. E você? Como se sente? Não gosta das festividades? E se gosta, prefere o Natal ou o início do ano?

Alguns fatores específicos, relacionados a esta época do ano, podem influenciar o modo como nos sentimos. Se sentir bem ou mal com as festividades, depende, primeiramente, da personalidade de cada um e de sua forma particular de pensar, sentir e lidar com as situações, problemas, mágoas, culpas, perdas, conquistas, vitórias, derrotas, etc...

Desavenças familiares, situações mal ou não resolvidas, durante o ano, ficam cara-a-cara conosco e nos sentimos pressionados a resolver. Neste momento, reavaliamos nossos objetivos e metas. Olhamos para trás e percebemos que os planos e promessas feitos, em grande parte, não foram atingidos; gerando uma sensação de impotência, o que afeta, diretamente, nossa auto-estima. Ainda existe a pressão de re-programar tudo e tentar realizar uma porção de coisas, no novo ano.

 O sentimento de “solidão” é outro fator presente nesta época. Muitas pessoas estão realmente sós, e outras se sentem sós no meio da multidão. O sentimento de tristeza pode também estar relacionado à situações de luto, perdas afetivas, financeiras, etc...

Algumas pessoas sentem-se desconfortáveis por dificuldades individuais de contato físico e emocional. Muitas vezes, sentem seu “espaço pessoal” invadido, quando chega “aquele” parente e lhe pergunta questões que não quer responder. Ou ainda quando chega “aquela pessoa” com a qual tem alguma questão mal resolvida e se sente “obrigada” a abraçar e explicitar felicitações.

Todas estas questões fazem com que sintamos uma necessidade de “Reavaliação da Vida”, onde o balanço não é só anual, é da vida toda. Vêm à tona, situações mal resolvidas na infância, adolescência, etc... Vêm o peso de nossas escolhas pessoais, todos os erros e acertos que acreditamos ter cometido.
As pessoas parecem “obrigadas” a sentirem-se felizes, animadas, bonitas, bem humoradas, nessa época do ano. Porém, nem todos conseguem se sentir assim. Muitos estão sem trabalho, sem amores, sem família, com muitas tristezas recentes, etc... Não é obrigatório “ser feliz” no Natal. É a comemoração do nascimento de Jesus. Procure, apenas, ter PAZ.

Quer presentear alguém? Faça de coração, sem obrigatoriedades. E lembre-se que muitas vezes o melhor presente pode ser a sua atitude: Dizer eu te amo, perdoar, dar um beijo, um abraço “naquela pessoa” ou em todas as pessoas ao seu redor.

Não quer participar “daquela ceia”? Pergunte-se por que, e se o motivo do desconforto com “aquela pessoa” é tão grande e tão importante assim. Talvez você descubra que nem sabe mais porque tem tanto ressentimento.

O que fazer, então, com todos estes sentimentos, que geram, muitas vezes, tristeza, desconforto, angústia? Bem, primeiramente, precisamos encarar a realidade. Se não resolvemos nossas questões durante o ano todo não vai ser neste momento específico (Natal ou Ano Novo) que vamos ter que resolver tudo de uma vez.

Enfim, aceite-se, permita-se ser como é, com suas realizações e insatisfações. Com suas alegrias e tristezas. Participe, mas respeitando seu ritmo e seu jeito de ser. Seja você mesmo (a)!

Encontre a “sua” PAZ interior nestas festividades natalinas.

Até a próxima.

Adriana Roveroni

Nenhum comentário:

Postar um comentário